O Coração da Cidade precisa de amigos... seja amigo do coração...

o seu donativo é muito importante para nós...

MILLENIUM- BCP ... 0033 000000 239551298 05 

Quinta-feira, 1 de Novembro de 2007

fazer o bem sem olhar a quem...

mais importante que verbalizar doutrinas é humanizar atitudes

 

 

 

 

 

 

 

um amigo, comentando o post so bre " solidariedade em acção ", diz a dado momento:

 - se as pessoas sem abrigo e carenciadas estão cumprindo o seu karma na condição em que se encontram, é porque devem algo do passado e por isso estão pagando , certamente por alguma falta que cometera,... será que os devemos ajudar?... pergunta o comentarista...

 

é verdade que os devemos ajudar... ao certo ninguém sabe porque determinada pessoa está a penar em tão dolorosa situação... depois a cada um de nós compete ajudar o nosso semelhante, independentemente da situação em que ele se colocou ou não...

 

Jesus assim nos ensinou e quem é cristão sabe que a caridade assim ensina... não nos compete julgar, mas apenas ajudar da melhor forma que pudermos... sempre que nos seja possível ajudar alguém devemos fazê-lo...

 

muitas pessoas depois da ajuda que recebem descobrem nesse gesto a ponta do carda pela qual conseguem ascender a um plano melhor de compreensão em relação à sua própria situação e à vida no computo geral ... sempre que ajudarmos devemos fazê-lo acompanhado de uma palavra de carinho e compreensão ... sem importunarmos a pessoa, sem ar de paternalismo, mas sempre de forma simples e sincera... sem ferir quem recebe...

 

não nos compete sequer julgar quem precisa, mas se passou na nossa vida para ser ajudado, convém pensar também se não seremos nós naquele momento quer precisamos de aprender a ajudar...

 

o mentor espiritual d'O Coração da Cidade, quando abrimos disse claramente , que a instituição era uma escola, não só para quem viria receber ajuda, mas principalmente para aqueles que iriam aprender a dar...

 

não é fácil ajudar os que nos rodeiam ... por isso mesmo , se atentos, com humildade na maioria dos casos percebemos que estamos a colher uma grande lição...

 

a vida tem mil formas de ensinar... e não é fácil aprender...

 

tomara o mundo que todos pudéssemos ajudar , sem culpabilizar, estendendo  sempre em nome do amor...

 

lasalete

neste momento eu estou ...: ajudando
publicado por lapieta@sapo.pt às 19:28

link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De zélia neno a 2 de Novembro de 2007 às 01:08
SAUDADE! Que saudade eu tinha de poder estar aqui a escrever algo a propósito das palavras que neste blog são ecritas,e que diariamente ainda consigo ler embora a horas inusitadas e que devido ao cansaço fisico, mental e ocular,já não me permite qualquer tipo de raciocinio lógico para escrever o que quer que seja,apesar da enorme vontade e prazer que isso me permite quando consigo, através da escrita, expressar o que penso e sinto nas profundezas do meu ser.
Por coincidência ou não, se é que ela existe, o dia de hoje-DIA DE TODOS OS SANTOS-e o de amanhã-DIA DOS FIÉIS DEFUNTOS-são um tempo especialmente dedicdo à Saudade;saudade dos amigos e dos ente-queridos que já partiram e cujos restos mortis são visitados nestes dias;-saudade de outros tantos que ainda vivos mas devido às distâncias ou às vicissitudes da vida quotidiana, geralmente só se encontram uma vez por ano na romagem ao cemitétio,e que por hábito adquirido ou por tradicão familiar não se deixa ou não se pode quebrar e ao fazê-lo,sempre se tem oportunidade de amenizar a dita saudadezinha e de colocar a convesa em dia.Se ela fosse uma saudade verdadeira,decerto que não haveria necessidade de esperar 365 dias pois hoje em dia há todo o tipo de tecnologia para manter o contacto entre pessoas.Não há é tecnologia capaz de colocar pessoas sem dons mediunicos de fazer esse contacto com aqueles cujos despojos fisicos se encontram ali depositados e enfeitados,em alguns casos só nesta ocasião do ano e até de modo ostensivo. E ali se encontram amigos e familiares evocando saudades,recordando momentos da convivência com aquela pessoa enquanto ela cumpriui sua jornada nesta vida mas quase aposto que maioritariamente todos falam entre si de tudo e de todos menos do que é ou deveria ser o protagonista principal daquele cenário.
Ultrapassando um pouco esta faceta deste dia, há uma outra que machuca mais a minha sensibilidade ao que me rodeia,que é o dinheiro gasto em flores devido ao preço exagerado que nesta época lhes é atribuido,embora eu saiba que deste negócio dependem milhares de pessoas por esse mundo foraTêm que aproveitar hoje que amanhã é tarde! É obvio que flores têm de ser plantadas e vendidas mas atendendo às carências que actualmente grande parte da população vive, sobretudo crianças que necessitam crescer com um minimo de condições, não seria razoavel as mentalidades começarem a mudar para que esta visita aos cemitérios não continue a induzir em gastos astronómicos deitados ao lixo. Sim, porque daqui a menos de uma semana tudo estará lançado nps contentores do lixo.
Eu posso ter,assim como milhares de mulheres,uma centena de sapatos e outra de carteiras,mas não caindo nos preços extravagantes que só algumas podem ter, mesmo assim,não é dinheiro investido no conteudo dos contentores,pois carteiras e sapatos são usados por quem os compra por determinado tempo,às vezes até anos sendo então ofertados a quem deles ainda vai fazer uso e mesmo quando são colocados nos contentores, há sempre alguém que os leva consigo,enquanto flores podres...acabam nos aterros ou como estrume de jardim.
Será que uma pessoa que"mal"gasta o que tem está a ser ressercida pelo pouco ou nada que teve numa outra jornada?Julgo que não,assim como julgo que o nosso "crescimento"deve ser feito pela forma como manuseamos as ferramentas materiais e emocionais que DEUS nos vai entregando dia a dia, podendo ELE verificar a nossa forma de as gerir e rentabilizar ou não.
Nunca é tarde para aprendermos a contribuir com uma nova frma de procedimntos pessoais para tornar este mundo um pouco melhor.
Paz para todos que leram estas palavras e perdoem-me se feri susceptibilidades.

Zélia

De maria jose a 2 de Novembro de 2007 às 23:38
Estou ligada a esta instituição mais ou menos há sete anos, quando iniciei este percurso, tinha como objectivo principal, ajudar os mais necessitados,enfim fazer a caridade.
Este caminho que escolhi, funciona como uma escola, em que a única beneficiada sou eu, pois procuro praticar a tolerância , a caridade em toda a sua amplitude... controlar os meus defeitos, aceitando as imperfeições dos outros, e amando a diferença..
É muito díficil, mas só assim vale a pena permanecer neste mundo tão complicado.
Obrigada
bjos
De cariberto a 3 de Novembro de 2007 às 10:28
Olá D.Lasalete: Richard Simonetti(autor de vários livros sobre espiritismo) enviou-me por mail este texto sobre o assunto:
"A miséria que há na Terra não é um problema cármico do humanidade. É um problema social gerado pelo egoísmo, que leva cada um a pensar em si mesmo e o resto que se dane.
Quando o egoísmo for vencido, quando a fraternidede for norma de vida, desaparecerão os bolsões de miséria e viveremos em paz. O que o Espiritismo faz é nos estimular ao cultivo da solidariedade para vencer o egoísmo e colaborar na construção de um mundo melhor.
Ainda que pessoas passem por determinadas situações difíceis, de pobreza, deficiência física, enfermidade, limitação mental, em razão de problemas cármicos, por uma questão de manifestação da justiça divina, a divina misericórdia espera por mãos generosas para minorar seus padecimentos".

Comentar post

CORAÇÃO DA CIDADE ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ MOVIMENTO ECUMÉNICO ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ VOLUNTARIADO EM ACÇÃO ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥


a nossa sede na Rua Antero de Quental, nº 806- Porto

desde a inauguração desta casa que os voluntários têm sido um marco de coragem e abnegação




saiba porquê.....


O Coração da Cidade é:

é um espaço de solidariedade universal

com preocupações constantes de actualização

ao serviço permanente da comunidade onde está inserido

de conforto e amparo, servido apenas por voluntariado

onde todos os serviços prestados são e serão sempre gratuitos

promotor do voluntariado e intercâmbio associativo

O Coração da Cidade,

já estendeu a sua acção

a outros espaços do distrito do Porto

criando para o efeito

uma cadeia de Lojas Sociais ,

que lhe permitam

uma maior sensibilização

para o vuntariado

e ao mesmo tempo

detectar

novos focos de pobreza

venha até ao Coração da Cidade

faça-se voluntário

e ajude a servir,

os que mais necessitam de auxílio



CADEIA SOLIDÁRIA um euro uma razão para ajudar o Coração


é o que estamos necessitando neste momento ...

O Coração da Cidade inicou um pedido de ajuda para que seja posivel ultrapassar as suas dificuldades

associe a sua vontade de ajudar á nossa causa e contribua comnosco...

seja um amigo d'O Coração da Cidade

esperamos o seu

ajude-nos a ajudar ...

apenas um euro

Millenium BCP

0033 000000 239551298 05


gifs

ainda que eu fale a linguagem dos anjos e dos santos... se não tiver caridade nada sou...

posts recentes

AMAR COM AMPLITUDE...

A AVENTURA DO ENVELHECER ...

receber ajuda, sem ter q...

quer um coração novo... ...

3 B ... O BEM O BOM E O ...

o BEM e os BONS ...

NATAL COM ALMA

quando o amor faz a difer...

O MEU PEDAÇO DE CHÃO

O MEU PEDAÇO DE CHÃO

RESSUSCITAR PORTUGAL

O CRISTO ILUMINADO

TODOS OS CRAVOS FALAM DE ...

A CRUZ DA CONVENIÊNCIA .....

O BANQUETE DAS FERAS

SEMPRE QUE O AMOR ME QUIS...

MOMENTOS DE SOLIDÃO/ SUIC...

SER CIDADÃO É ESTAR ATENT...

EXECUTORES DO DESTINO

A ALMA ÀS RISCAS ... OU A...

estou quase nascer...vai...

HÁ FESTA NA MINHA RUA ...

TODOS OS NATAIS SÃO SEMEL...

...

O NATAL DOS ANJOS...

O AMOR É A FORÇA DA BOA V...

UMA ROSA PARA QUEM SABE B...

SE O MUNDO TIVESSE A COR ...

À PROCURA DE UM CAMINHO.....

OS BONS TÊM QUE ACORDAR.....

recolha alimentar com gen...

subscrever a vida com amo...

ser mulher ...É SER LIBER...

obrigada...

MIGALHA --- UMA PIRÂMIDE...

MIGALHAS DE AMOR PARA PRE...

2014... só de mãos dadas

ABRACE UMA MESA DE NATAL....

O AMOR ESTÁ CHAMANDO A HU...

ONDE MORA A LIBERDADE ?.....

uma luz na escuridão...

11 ANOS DE AMOR E DOR…

a química da lágrima e a ...

E VOLTAMOS A FALAR DE POB...

O CORAÇÃO DA CIDADE , tem...

ALIMENTAÇÃO...VERSUS...HU...

Oração da Ternura

os artistas de Deus...

AMAR COM AMPLITUDE…

FOME DE PALAVRAS ...

mais comentados

8 comentários
5 comentários
5 comentários
4 comentários
4 comentários
4 comentários
4 comentários
4 comentários

arquivos

tags

portugal

vida

porto

portoblogs

eu

amor

parlamento

actualidade

pobreza

solidariedade

politica

país

política

eu pensamento poesia blogs

blogs

poesia

eu pensamento blogs vida solidão pobreza

pensamento

solidão

pensamentos

todas as tags